SISTEMAS AUDIOVISUAIS COMO PRÓTESES DO SER HUMANO
Meu objetivo é demonstrar que o DOCUMENTÁRIO está relacionado ao UMWELT humano, como uma forma de extravasamento de imagens e ideias elaboradas a respeito da sociedade, do ambiente, do cosmos.
Poderíamos considerar que a hipótese apresentada acima não é de modo algum viável, os outros animais não fazem fotografias muito menos filmes. Claro que isso é verdade, por outro lado existem formas de comunicação que se utilizam dos mesmos fundamentos visuais e sonoros que estão envolvidos na comunicação audiovisual.
Vagalumes são um tipo de Besouro (Coleópteros) a luz é produzida por células denominadas "Fotóforos" |
A questão é que essa comunicação através de imagens ou padrões de figura/fundo, não é uma exclusividade humana. Claro que, dados os devidos descontos, outros animais também se comunicam através de padrões de design corporal; ou mesmo através da produções de luz artificial como os vagalumes. A Natureza é sábia o suficiente para permitir o surgimento de aspectos que são outras soluções de um mesmo tipo de problema comunicacional.
Neste vídeo podemos ver a ação de um tipo de célula que dá cor à pele de vários animais, nos cefalópodes (polvos, lulas, sépias) essas células são capazes, além de modificar o padrão de formas na pele, comunicar estados comportamentais desses seres.
Quando observamos mais detalhadamente podemos perceber que não se trata de uma modificação reflexa, apenas, mas também uma ação controlada pelo sistema nervoso central.
Ora o Universo Pensante, Absoluto, Natur, ou Deus, (você escolhe) já pensou a comunicação por imagens luminosas, antes de pensar o ser humano. Não quero com isso dizer que é tudo a mesma coisa, mas trata-se de uma solução para o mesmo tipo de problema comunicacional. Veja no próximo vídeo as diferentes formas de comunicação através de exibição plumária que podemos observar em aves.
Abaixo está o link para os slides utilizados na aula (em preto e branco) sobre os sistemas audiovisuais como próteses do ser humano.
Slides Aula de Próteses Audiovisuais |
“Ao
funcionarem como prolongamentos da visão e audição, os aparelhos extensores dos
sentidos amplificam a capacidade humana de produzir signos, isto porque os
aparelhos não são apenas extensões do processamento sensório, eles são também
máquinas de registro e reprodução ou gravação daquilo que os sentidos captam.
Uma fotografia, por exemplo, é uma imagem, uma visão do real, registrada num
suporte, o negativo, que além de duradouro, funciona como uma matriz de
infinitas cópias. Nesse sentido, os outputs ou produtos sígnicos dos aparelhos
são também formas de memória extra-somática da visão e da audição.” (SANTAELLA,
Lucia. Cultura das mídias. São Paulo, Experimento, 1996, pg. 200)
Enjoy!
Nenhum comentário:
Postar um comentário